• A síndrome mão-pé-boca é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus chamado Coxsackie.

    As crianças transmitem de umas para as outras através de secreções respiratórias (espirro, saliva, compartilhamento de talheres, chupeta, garrafinhas, batom, etc) . Há também a transmissão fecal .

    Uma criança contaminada pode transmitir o vírus para as outras de 1 a 3 semanas.

    A boa notícia é que doença geralmente não é grave e se resolve espontaneamente em aproximadamente uma semana. Como é causada por vírus, não é necessário uso de antibióticos, a não ser que as lesões infectem. Os medicamentos usados são para dor e as vezes é necessário internar para hidratação na veia, caso a criança recuse os alimentos e água.

    Como já diz o nome, ele é caracterizada por lesões dolorosas na boca, mãos e pés . Também podem surgir lesões nos cotovelos, tornozelos, glúteos e região genital. Acompanha febre, dor de garganta e recusa alimentar.

    O diagnóstico é feito através do exame físico realizado durante a consulta pediátrica. Não é necessário exame de sangue.

    Para prevenção é importante as medidas de higiene, especialmente após a troca das fraldas.
  • Além disso, devem ser tomadas precauções com desinfecção de superfícies e de objetos utilizados pelas crianças doentes (brinquedos, roupa de cama, etc). Elas também devem ser afastadas da escola durante o quadro.